Pacientes com câncer de mama participam de campanha que incentiva a autoestima

Com o objetivo de levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama, no próximo dia 11 de setembro, o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) recebe a Campanha Encontro com a Autoestima, promovida pela AstraZeneca. A ação, que acontece desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras. Até o momento 57 instituições já receberam o projeto, com a participação de aproximadamente 2.000 pacientes e cuidadores. Somente no ano passado foram realizadas 20 ações, com a participação de 854 pacientes. É um evento aberto ao público e gratuito, porém as vagas são limitadas. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato através do telefone (71) 4009-7059 ou email comunicacao@nob-ba.com.br

A cada encontro, as pacientes assistem à palestra de uma ex-paciente, momento em que têm a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas. A programação conta ainda com um desfile de moda, em que as mulheres são incentivadas a usar acessórios e posar para um fotógrafo profissional. “O tratamento do câncer mexe com a autoestima das mulheres. Algumas precisam passar por cirurgia ou perdem os cabelos. Quando se olham no espelho, muitas vezes essas pacientes se sentem abaladas emocionalmente e precisam reaprender a gostar de si mesmas. A produção fotográfica, os acessórios, aprender a usar os lenços e a troca de experiências ajudam a mudar esse olhar e mostram para as mulheres que elas continuam bonitas e, sobretudo, fortes”, afirma Luciene Dressano, responsável pela palestra.  

Durante o encontro, as participantes recebem informações em um material exclusivo, voltado para as próprias pacientes, que aborda informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença. O projeto conta ainda com uma novidade: um lenço de seda acompanhado de um guia de estilos, onde as pacientes podem aprender diferentes maneiras de amarrações.       

“Nosso foco é trabalhar a humanização, o resgate e manutenção da autoestima, que muitas vezes é difícil de ser reestabelecido. Acreditamos que com isso, as mulheres ganham mais confiança para superar as dificuldades. E a melhor maneira que vimos para conseguir isso foi propiciar às pacientes um espaço confortável para compartilhar seus sentimentos e transformar a situação em que vivem, a fim de realmente fazer a diferença na vida dessas pessoas,” diz Simone Rocha, Gerente de Grupo Oncologia da AstraZeneca. “A campanha se alinha com o objetivo do Grupo Bem Viver, grupo de apoio e ajuda mútua formado por pacientes do NOB e seus acompanhantes. O grupo busca incentivar a autoestima e garantir acolhimento, motivação e suporte psicológico para pessoas e familiares em tratamento de câncer, ajudando na superação da doença”, afirma a oncologista Gildete Lessa, diretora do NOB.

Sobre a AstraZeneca – AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal,  cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados ​​por milhões de pacientes em todo o mundo. Para mais informações visite: www.astrazeneca.com.          

Sobre o NOB – O Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) tem sua sede no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma transdisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.